O Museu

O Museu da Oralidade é um projeto mantido pela Viraminas Associação Cultural, de Três Corações (MG). Criado para concorrer ao edital de Pontos de Cultura, em 2009, vem trabalhando no registro de histórias de vida na região. Hoje conta com uma sede própria, que abriga um estúdio de áudio e vídeo, espaço para ensaios de grupos de dança e teatro e uma biblioteca comunitária.

O início do projeto foi em Luminárias, com o registro de vida de idosos e a publicação de um livro. Outros projetos semelhantes foram acontecendo, de forma a ampliar o leque de atuação e as temáticas abordadas. Atualmente, o Museu se reinventa a cada nova ação, permitindo explorar nuances da literatura oral em todas as suas formas de expressão (músicas, lendas, causos e estórias de personagens do cotidiano).

A Viraminas foi fundada em 2007 com o objetivo de agregar pessoas e projetos culturais dentro de uma organização que pudesse captar recursos de diferentes formas de financiamento, promovendo ações criativas e inovadoras e articulando forças políticas da comunidade para a promoção de um ambiente mais propício à produção artística e cultural.